FOLKFARO - Folclore Internacional Cidade de Faro


Go to content

Organização

O festival

O FOLKFARO é uma ideia concebida pelo GRUPO FOLCLÓRICO DE FARO, que para tal se baseou nas sua vasta experiência de participações em inúmeros Festivais Internacionais e Mundiais de Folclore em diversos países, quase sempre sob a égide do CIOFF. A sua realização está dependente do apoio efectivo da CÂMARA MUNICIPAL DE FARO a nível financeiro e logístico, e em diversos aspectos da organização, devendo ainda contar com o apoio de outras entidades como o Governo Civil, o INATEL, a Região de Turismo do Algarve e o IPJ. Para além do apoio institucional, é fundamental a existência de PATROCINADORES privados, tais como Bancos, Centros Comerciais e outras Empresas, que garantam o suporte financeiro para os elevados custos inerentes a uma organização deste tipo. Finalmente, mas não menos importante: o VOLUNTARIADO. Todos os festivais de folclore estão assentes num grande número de voluntários que, anónima e abnegadamente, asseguram a realização de inúmeras tarefas: Organização, Recepção e Acompanhamento de Grupos, Cozinha, Vendas, Limpezas, etc.

Este projecto é um dos pontos altos da programação cultural da cidade, reunindo grupos vindos de diferentes partes do mundo, e envolvendo uma série de actividades: desfiles, noites de gala, animações de rua, ateliers de dança, animação infantil, etc. A quinta edição deste Festival contará a participação de 6 grupos estrangeiros, com uma média de 30 pessoas por grupo, e quatro grupos nacionais que durante nove dias irão envolver a cidade de Faro (e não só) no colorido das suas tradições. Quebrando as barreiras de raça, credo ou ideologia, grupos vindos dos quatro cantos do mundo celebram a paz entre os povos através da música e da dança. O Folclore, como expressão das culturas tradicionais, revela o que cada povo tem de único e diferente - a sua identidade.

O FOLKFARO , mostra aos habitantes de Faro, e a todos os que visitarem a capital algarvia, a magia do encontro daqueles que preservam e mantêm vivas as suas raízes - a sua herança cultural. É de verdadeira festa, no seu sentido mais puro e genuíno, que estamos a falar! Durante 9 dias e em representação de 7 países, mais de 300 artistas , entre músicos, bailarinos e figurantes, irão encher a cidade (e não só) de uma alegria contagiante, partilhando com a população a sua forma de sentir o folclore.


Sub-Menu:


Back to content | Back to main menu