FOLKFARO - Folclore Internacional Cidade de Faro


Go to content

Grupos

Edições Anteriores > 2011



ARGENTINA
GRUPO FOLCLÓRICO "SOL ARGENTINO".

Foi fundado em 1996 na cidade de Merlo, província de Buenos Aires, e é actualmente composto por mais de 50 integrantes entre crianças, jovens e adultos. As suas actividades desenvolvem-se na Escuela Integral de la Danza, um Conservatório de Educação Artística com uma trajectória reconhecida na formação de professores e bailarinos de danças folclóricas argentinas.
No seu repertório incluem-se danças de todas as regiões atgentinas, bem como o Tango e o Malambo. Os integrantes do grupo dedicam-se ainda às percussões com bombos santiagueños. Outra das facetas do grupo é a habilidade e a destreza no manejo de bolas "boleadoras", representando as actividades do povo gaúcho.
O Grupo Folclórico "Sol Argentino" possui características únicas. Através das suas danças expressa o sentir de seu povo, estiliza épocas, regiões, vestuário e história, sem perder a essência e o compromisso da difusão do folclore argentino.




BIELORRÚSSIA
GRUPO RADOST (Brest)

A Bielorrússia foi povoada desde o século V por eslavos vindos do Oriente. Foram eles que fundaram a cultura popular que este conjunto tenta retratar desde a sua criação, em 1962.
O grupo "Radost" (que significa Alegria em russo) tem como missão reviver as complexidades e as tradições de um povo cuja história nem sempre foi feliz. Ele evoca, através das suas performances, a razão para a esperança e o símbolo de uma população que sobreviveu à vontade do poder russo.
A Natureza desempenha um papel importante na vida dos bielorrussos e é parte integrante de sua cultura por ser uma grande fonte de inspiração para a poesia, a literatura, a música, o canto e, claro, a dança. O Folclore bielorrusso, como um todo, é inspirado pela vida rural.
O Grupo actuou com êxito não só em quase toda a Europa, como também em Taiwan, Índia, Síria, México e muitos outros países. O repertório singular, a vivacidade e originalidade dos trajes, e uma combinação de temperamento e lirismo nas danças contribuem para o sucesso merecido desta companhia de dança entre os mais variados e exigentes públicos.
Em 2002, a Companhia foi agraciada com o título nacional de "Grupo Honorável da República da Bielorrússia".
Prepare-se para viajar com "Radost" por um mundo onde a paixão, a emoção e a beleza são inigualáveis.




BURIÁCIA
GRUPO NACIONAL "SELENGA"

A Buriácia está localizada na parte sul-central da Sibéria ao largo da costa do Lago Baikal, fazendo fronteira com a Mongólia. Apesar de ter menos de um milhão de habitantes, coabitam naquela República da Federação Russa, cerca de 100 nacionalidades e grupos étnicos.
O Grupo Selenga foi fundado em 1992 na capital Ulan-Ude, situada a cerca de 5000 Km de Moscovo. O nome do grupo provém do rio Selenge, o maior da República da Buriácia, o qual desagua no lago Baikal, a massa de água doce mais profunda do mundo. Espírito vigoroso e épico é atribuído às antigas tribos da Buriácia que, desde tempos imemoriais, vão buscar a sua força espiritual e as suas tradições de bondade e respeito às límpidas e sagradas águas do lago Baikal.
As danças representam os costumes dos povos do norte da Rússia, das regiões de Evinki, Norvak e da Mongólia. Desde 1995, o grupo participou em festivais na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Coreia, Iraque, Itália, Portugal, Espanha e Estados Unidos.




GRÉCIA
GRUPO "ESTIA PIERIDON MOUSSON" (Katerini)


A Sociedade de Estudos de Pieria "Estia Pieridon Mousson" foi criada em 1954 por 61 distintos cidadãos da cidade de Katerini. Tinha com o objectivo preservar a tradição mitológica, artística e intelectual de uma região que tinha o privilégio único, oferecido pelos Deuses e Musas Gregas, de estar situada entre duas históricas montanhas: Olympus e Pieria.
Em 1968, com o apoio de dos cidadãos de Katerini, foi criado o Grupo Folclórico do "Estia Pieridon Mousson", recolhendo materiais e aprendendo danças tradicionais de toda a Grécia. Actualmente o grupo tem mais de 300 membros, e possui no seu guarda-roupa cerca de 220 trajes tradicionais, cobrindo todo o território grego e ainda algumas regiões que pertenceram à Grécia no passado. Alguns desses trajes são autênticos e de valor inestimável.
Para além de actuar em todo o território grego, o "Estia Pieridon Mousson" tem vindo a efectuar deslocações anuais a diferentes países da Europa e América, tendo ainda visitado a China no ano de 2005.
O Festival Olympus, de Katerini, começou a ser organizado pelo Grupo "Estia Pieridon Mousson" em 1972, adquirindo a certificação CIOFF ®. Em Julho deste ano, o Grupo Folclórico de Faro representou Portugal nesse Festival, completando-se o intercâmbio cultural com a participação do grupo grego no FolkFaro.
Tal como Tepsihori, uma das nove musas protectoras das artes na antiga Grécia, o "Estia Pieridon Mousson" de Katerini, com o seu grupo de folclore, tem como missão proteger a singularidade e o significado dos movimentos das danças tradicionais gregas.




MÉXICO
COMPANHIA DE DANÇA "MEXICO VIVO"

Esta Companhia foi fundada pelo Maestro Sergio Paredes Duran, com o propósito de revitalizar as tradições e as danças folclóricas mexicanas. Com coreografias próprias, consegue atingir a representação estética da vida de diferentes grupos étnicos, sem perder a essência da dança tradicional.
É objectivo da Companhia dar a conhecer as diversas manifestações culturais e etnológicas que existem ou já existiram no México, mostrando também a natureza criativa dos bailarinos.
Esta Companhia tem vindo a representar o México em varios festivais internacionais em França, Bélgica, Holanda, Rússia, Taiwan e Itália. Neste último país, efectuou uma digressão por diversas cidades, onde obteve o reconhecimento pelo seu trabalho e disciplina e ganhou o Óscar do Folclore no Festival Internacional de Goritzia.
"México Vivo" é uma Companhia de dança que sempre se empenhou no fomento da cultura da dança e do folclore do seu país.




POLÓNIA
GRUPO "WISLA" (Plock)


Por iniciativa das autoridades locais da cidade de Plock, o Grupo de Música e Dança "Wisla" iniciou a sua actividade em 1995.
O seu objectivo principal é a educação dos jovens através das artes da dança e do canto. Adicionalmente ao treino vocal e de dança, os jovens tomam contacto com a cultura tradicional da Polónia. Os treinos acontecem duas vezes por semana e compreendem técnicas como: projecção de voz, canto a solo, dança clássica, coordenação e coreografia.
O Grupo "Wisla" apresenta não só o folclore regional artisticamente desenvolvido, como também as danças nacionais polacas e até uma selecção de danças de diversos países europeus. Uma banda de excelentes músicos acompanha as músicas e as danças, e apresenta também um repertório musical próprio, nomeadamente para ocasiões especiais: canções de Natal, religiosas e cânticos de paz.
O Grupo "Wisla" é membro da Secção Nacional polaca do CIOFF desde 1997, tendo conquistado o galardão de "Melhor Grupo de Dança e Canto" da Polónia nos anos de 2004 e 2009. Tem vindo a representar o seu país em diversos festivais na Europa e na América.

Coopera regularmente com a Orquestra Sinfónica de Plock e em 2000 participou nas celebrações do Millennium, na Disney World na Flórida. As viagens do Grupo aos EUA têm sido, aliás, muito frequentes ao longo dos últimos anos sendo que, em 2010, se cruzou com o Grupo Folclórico de Faro no festival FOLKMOOT (Carolina do Norte), onde de imediato surgiu o convite para o FOLKFARO.


Sub-Menu:


Back to content | Back to main menu