FOLKFARO - Folclore Internacional Cidade de Faro


Go to content

Grupos

Edições Anteriores > 2009

CHIPRE DO NORTE
Iskele Municipality Folk Dance Group (Iskele)


O Chipre é uma ilha situada no Mar Mediterrâneo, localizado a oriente das ilhas gregas, e sendo mais próximo da Turquia, fazendo também fronteira com a Síria e a Líbia.
Segundo as leis internacionais, a ilha de Chipre é um todo, possuindo uma só capital, mas encontra-se dividida em duas: uma parte, que ocupa dois terços a sul da ilha - o Chipre Grego - e a republica turca, que ocupa o terço norte da ilha. Ambos os estados possuem a cidade de Nicósia como capital.
É um país que ao longo dos anos sofreu diversas influências culturais, sendo a presença grega, a mais significativa e mais presente, dado que os seus vestígios fazem parte da cultura integrante da ilha, sendo o seu principal tesouro e motivo de atracção turística para milhares de turistas anualmente.
É também considerada uma das pérolas do Mediterrâneo.
A cidade de Iskele, também conhecida como Trikumo em grego e, situa-se na linha territorial entre Famagusta e Kanpaz. Fica na costa sul da ilha. A cidade é um importante centro turístico, com populações muito tradicionalistas e hospitaleiras, sendo as suas actividades económicas relacionadas com a cultura e a arte. A cidade é palco, de um Festival Internacional de Folclore, que atrai centenas de participantes e milhares de espectadores.



COLÔMBIA

Fundación Artística Imagen y Expresión (Cali)

A Colômbia é um país situado na América do Sul, onde faz fronteira com o Mar das Caraíbas, com a Venezuela, o Brasil, o Peru, o Equador, o Panamá e ainda com o Oceano Pacifico.
É um país possuidor de territórios insulares, para além do território continental, como os territórios de San Andrés e Providência no Mar das Caraíbas e a Ilha de Malpelo, no Oceano Pacifico. É o segundo maior país da América do sul, com cerca de 45 milhões de habitantes, sendo considerado o terceiro maior país mais rico daquele continente; em termos territoriais, é o quarto maior país do continente sul-americano, e o vigésimo - quinto do mundo.
A capital é Bogotá, possuindo uma população de cerca de 7 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do país, e uma das mais populosas cidades da América Latina e do Mundo. A língua oficial na Colômbia é o Castelhano e algumas das suas músicas mais conhecidas são o Bambuco e a Cumbia.
Cali é a capital do departamento administrativo de Valle de Cauca, que se situa na cordilheira montanhosa oeste e ocidental dos Andes, e nas margens do rio Cauca, e possui uma população de 2 milhões e trezentos mil habitantes, sendo a terceira maior cidade colombiana.



ESLOVÁQUIA

Folk Ensemble Karpaty (Bratislava)

A Republica da Eslováquia é um país da Europa Central, com mais de 5 milhões de habitantes e uma área territorial de 49 000 km2. A Eslováquia é um país limítrofe com a Republica Checa, a Áustria, a Hungria e a Ucrânia. A sua capital é Bratislava.
Este país tornou-se independente em 1 de Janeiro de 1993, com a divisão da Checoslováquia, o chamado "Divórcio de Veludo".
Sendo a capital, Bratislava é a maior e principal cidade do país, sendo um importante centro político, social e cultural da Eslováquia. Situa-se no sudoeste do país, perto da fronteira com a Áustria (distancia-se a 70 km de Viena), e também aproximando-se das fronteiras húngara e checa. Possui cerca de 600 mil habitantes.
Sendo uma cidade do centro europeu, é uma cidade que possui inúmeros edifícios históricos e culturais, situando-se a maioria deles na zona histórica da cidade. Predomina o estilo do barroco nas suas construções, sendo um dos principais centros barrocos da Europa nos Séculos XVI e XVII. São exemplos de alguns edifícios históricos da cidade os palácios Grassalkovich ou a catedral gótica de San Martin.
Actualmente, este país faz parte da União Europeia.



LITUÂNIA

Folk Ensemble Nemunas (Kaunas)

Dos três Estados Bálticos, a Lituânia é o país situado mais a sul. Também é o maior Estado, quer em superfície, quer em número de habitantes.
A Lituânia foi a primeira Republica Soviética ocupada a tornar-se independente da União Soviética e a recuperar a sua soberania através de uma declaração de independência em 11 de Março de 1990.
Este país do Báltico têm cerca de 3 369 300 habitantes (2008), e sua capital é Vilnius, sendo a cidade mais populosa com cerca de 600 mil habitantes. A cidade situa-se nas margens dos rios Neris e Vilnia, possuindo um dos centros históricos mais importantes da Europa de Leste.
A paisagem Lituana é essencialmente plana, com excepção das regiões de colinas de baixa altitude a oeste e de planaltos a este do território. O seu ponto mais alto (Aukstasis) fica situado a 294 metros de altitude. Existem 758 rios, mais de 2800 lagos e uma zona costeira junto ao Mar Báltico com cerca de 99 quilómetros, que se destina a actividades de lazer e à conservação da natureza, já que 30 % do território lituano é coberto por florestas.
Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia, com 405 000 habitantes. Situa-se na confluência dos rios Neumes e Neris. A cidade tornou-se um importante centro industrial e cultural do país, a partir da segunda metade do século XX. A cidade de Kaunas é possuidora de uma das mais antigas e estabelecidas tradições lituanas, e um lugar de gerações de artistas, compositores e escritores lituanos que nasceram e viveram na cidade, deixando a sua marca por lá.



Panamá

A Republica do Panamá e um país da América Central Continental, fazendo fronteira com a Colômbia, a Costa Rica e o Mar das Caraíbas e o Oceano Pacífico. O Panamá situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no instimo que se estende até à América do Sul. É dividido ao meio pelo Canal do Panamá, importante ligação entre o Oceano Atlântico e Pacifico. No ano 2000, os Estados Unidos da América devolveram o controlo administrativo e operacional do Canal ao país de origem, o Panamá.
A Republica do Panamá possui uma população com pouco mais de 3 Milhões de habitantes (2008), sendo a capital, Cidade do Panamá, a cidade mais populosa, com 1 milhão de habitantes. A cidade foi fundada pelos colonialistas espanhóis em 1509.
A população panamense é formada por uma mistura de mestiços índios e europeus.



RÚSSIA

National Folk Dance Ensemble "Rovesniki" (Blagoveshensk)


A Federação Russa é uma nação transcontinental, cujo território ocupa uma vasta área da Europa e da Ásia. É territorialmente o maior país do mundo, ocupando uma área superior a 17 milhões de km2, entre território continental e ilhas envolventes.
É o sétimo país do mundo, em termos populacionais, com cerca de 152 milhões de habitantes. A capital do país é Moscovo, sendo a maior cidade da Rússia, a maior da Europa e uma das maiores do mundo, com cerca de 12 milhões de habitantes. Outras cidades importantes são S. Petersburgo, Vladivostok, Rostov, entre outras.
A Rússia, sendo um país tão vasto, é composto por regiões tão dissimulares entre si, dada a sua variedade e distância entre regiões.
A região do Extremo Oriente Russo situa-se na zona mais oriental do território, em confluência com o Oceano Pacífico Norte. A principal cidade, Vladivostok, é a maior e mais importante cidade desta zona da Rússia, sendo separada do grosso populacional do país na Europa, como Moscovo ou S. Petersburgo. É também a cidade terminal da linha Transiberiana que liga Moscovo a Vladivostok, por um caminho ferroviário de extensão de 9300 quilómetros ferroviários, ligando estas duas cidades entre si, e mostrando uma diversidade de fauna e floras muito características e diversificadas na Rússia. Esta região é muito dispare da normal concepção regional que conhecemos deste país, sendo característico encontrar-se aqui zonas montanhosas e glaciares e uma rica linha costeira no Pacífico Norte.

Portugal

GRUPOS FOLCLÓRICOS NACIONAIS

- Rancho Regional de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
- Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Minjoelho (Tomar),
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém (Guimarães),
- Grupo de Folclore da Ponta do Sol (Madeira)
- Rancho Folclórico da ARPI - Faro (Algarve)
-Grupo Folclórico Infantil de Faro (Algarve)
- Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Algarve)
- Grupo Folclórico de Faro (Algarve) ORGANIZADOR


Sub-Menu:


Back to content | Back to main menu